Parceiros

+351 938 239 416

Nesta viagem de sete dias, exploramos as três regiões do interior norte de Portugal, com as quais temos raízes e que oferecem uma diversidade de paisagens, património, natureza, gastronomia e gentes tão genuínas, que são capazes de conquistar para sempre quem as conhece.

Connosco assim foi.

Duração: 7 dias / 6 noites
Tipo de tour: Passeios na Natureza; Património; Gastronomia e vinhos; Observação de aves; Gravuras rupestres; Paisagens; Fotografia; Cultural; Monumentos;
Locais a visitar: Lamego, Ucanha, Salzedas, Mondim da Beira, São João de Tarouca, Leomil, Tabosa, Freixinho, Fonte Arcada, Granja do Tedo, Tabuaço, Barcos; aldeias de Algoso, Uva, Mora e Teixeira; Barrocal do Douro; Picote; Miranda do Douro; Mogadouro; Freixo de Espada à Cinta, Lagoaça, Barca de Alva, Escalhão, Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, Almendra, Figueira de Castelo Rodrigo, Almofala, Pinhel.
Atividades: Visita a diversos mosteiros da ordem de Cister (Ferreirim, Salzedas, São João de Tarouca, Carregal e São Pedro das Águias) e Santuários (Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora da Lapa); Visitas a monumentos/património; Passeios TT/pedestres pelas arribas do rio Douro; Observação de aves; Cruzeiro Ambiental ou passeio em kayak pelo rio Douro; Passeios interpretativos; Visitas a monumentos; Visita a Museu etnográfico e Igreja de Escalhão; Passeio de barco no Rio Douro; Visita ao Parque Arqueológico do Côa (Ribeira de Piscos – passeio interpretativo com guia para observação de gravuras rupestres); Visita a quinta vinícola com almoço; Passeio interpretativo com guia à Reserva da Faia Brava; Observação de aves na Barragem de Aguiar; Passeio pelas arribas do Rio Águeda; Viagem de comboio pelo Douro Vinhateiro património Mundial (opcional);
Transporte: Automóvel; Veículo todo o terreno; Comboio (opcional)
Acomodação: Unidades de Turismo em Espaço Rural;
Início e fim da viagem: Porto;
Distância total percorrida: 1100km
Incluído: Guia; Guias de natureza; Transporte c/ condutor; Alojamento c/ PA (6 noites); Passeio de barco no Rio Douro; Visita guiada às gravuras rupestres; Visita guiada à Reserva Natural da Faia Brava; Visita a quinta vinícola; Entradas em monumentos e museus; Material para observação da vida selvagem; Cruzeiro Ambiental ou passeio de kayak no rio Douro; Passeios Todo o Terreno; Viagem de comboio (opcional)
Preço: a partir de 130€ Pessoa/Dia
1

1º Dia

Início de viagem no Porto em direção a Lamego. Visita à cidade e pontos de interesse: castelo, cisterna, Sé Catedral, Santuário de Nossa senhora dos Remédios. Almoço na aldeia de Ucanha, e visita durante a tarde aos mosteiros de Salzedas e São João de Tarouca. Alojamento na aldeia de Leomil. Jantar.
2

2º Dia

Dia para visitar diversas localidades da região, mosteiros e santuários, com almoço e jantar regional.
3

3º Dia

Saída de Leomil, passeio pedestre até aos castelos de Cabriz ou Ponte do Fumo. Visita ao encantador Mosteiro de São Pedro das Águias. Almoço em São João da Pesqueira e continuação da viagem pela região do Douro Vinhateiro até Mogadouro. Visita ao Castelo de Algoso e às aldeias de Uva, Mora e Teixeira para conhecer a arquitetura tradicional e pombais da região do planalto Mirandês. Alojamento na aldeia de Atenor e jantar na vila de Sendim.
4

4º Dia

Pela manhã visita às arribas do Douro Internacional, para observação de aves e paisagens. Passagem pelas aldeias de Barrocal do Douro e Picote, um contraste entre arquitetura moderna e tradicional. Visita e almoço em Miranda do Douro, seguido de passeio de kayak ou cruzeiro ambiental no rio Douro. Regresso a Atenor e jantar em Palaçoulo.
5

5º Dia

Continuação da viagem em direção a Barca d’Alva, com paragens em Lagoaça, Salto de Aldeia d’Ávila, miradouro do Carrascalinho e Freixo de Espada à Cinta para almoço. Em Barca d’Alva passeio de barco pelo rio Douro ou passeio pedestre pela Ribeira do Mosteiro. Paragem ainda em Escalhão para visita à sua Igreja (séc. XIII) e Museu Etnográfico. Alojamento em Castelo Rodrigo. Jantar.
6

6º Dia

Dia dedicado a conhecer a região. Visita às gravuras rupestres da Ribeira de Piscos no Parque Arqueológico do Vale do Côa, Quinta de Erva Moira (quinta vinícola) e passeio pedestre interpretativo na Reserva da Faia Brava com guia de natureza. Regresso a Castelo Rodrigo e jantar.
7

7º Dia

Neste ultimo dia, pela manhã, observação de aves na albufeira de Santa Maria de Aguiar e passeio pedestre às arribas sobre o rio Águeda. Da parte da tarde duas opções: Visita à Vila de Pinhel para conhecer o seu Castelo e imponentes solares ou viagem de comboio Pocinho/Pinhão para admirar o Douro Vinhateiro Património Mundial. Chegada ao Porto pelas 19.00.

Locais de Passagem

Saída no Porto (local a definir)